Saiba a importância da casa de máquinas dos elevadores

Você sabe como funciona um elevador? Como ele desce e sobe em segurança? Muitas pessoas acreditam que o elevador é apenas uma cabina segurada por cabos, mas o seu funcionamento é muito mais complexo que isso. Para que o transporte seja feito, é preciso que exista um cômodo do edifício reservado para componentes de instalação e funcionamento do veículo: a casa de máquinas.

Leia o artigo para entender melhor do que se trata, qual é a sua relevância e como ela precisa estar para garantir a eficiência do equipamento.

O que é a casa de máquinas dos elevadores?

A casa de máquina é um compartimento, uma sala, onde são armazenados itens essenciais para o funcionamento correto do elevador. Geralmente, ficam localizadas no terraço dos prédios em cima da caixa do elevador.

Para garantir a segurança dos equipamentos, a sala deve ficar sempre trancada e somente pessoas autorizadas podem ter acesso às chaves. Até mesmo a porta precisa atender a alguns requisitos, como ser de material incombustível, ter fechamento automático e um aviso sobre a entrada ser proibida.

O cômodo também precisa atender uma série de outras exigências. Veja as principais:

  • ventilação natural ou mecânica para evitar o aquecimento do maquinário;
  • iluminação com fonte de energia diferente a das máquinas;
  • o cômodo precisa ser equipado com extintor de incêndio;
  • limpeza e organização (apenas componentes relacionados ao elevador devem estar nela).

O que existe dentro da casa de máquinas?

Agora, que já sabemos que a casa de máquinas é o local onde fica o maquinário do elevador, confira alguns deles:

  • máquina de tração;
  • quadro de comando e de força;
  • limitador de velocidade.

Qual é a importância disso?

É muito importante que a casa de máquinas seja bem cuidada e respeite as regras de funcionamento citadas. Afinal de contas, é no cômodo que ficam componentes eletrônicos e mecânicos essenciais para o funcionamento do elevador. Além disso, na casa de máquina os especialistas entram para realizar manutenções e a sala também pode precisar ser acessada caso aconteça algum acidente.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a compreender a relevância da casa de máquinas dos elevadores. Sabemos que o elevador é considerado o meio de transporte mais seguro do mundo, mas, para garantir que ele funcione, é essencial realizar a manutenção corretamente, contratando bons prestadores de serviços.

Precisa de uma empresa especializada em manutenção de elevadores? Entre em contato com a Surmonter Elevadores! Não deixe de nos acompanhar em nossas redes sociais! Estamos no Facebook e Instagram!

(11) 2059-1628
(11) 2548-2169

(Atendimento 24 horas)

vendas@surmonter.com.br

Rua Antônio Ferraciolli, 405 - Jardim Catarina, São Paulo - SP, 03910-070

© SURMONTER FABRICAÇÃO E MANUTENÇÃO DE ELEVADORES - 2019 Todos os direitos reservados

desenvolvido por Public Online