Manutenção de elevadores: como são realizados os procedimentos?

A manutenção de elevadores é um método preventivo muito importante, tanto para a segurança dos usuários do transporte, quanto para a vida útil da máquina. Os elevadores estão por toda a parte, dentro de supermercados, apartamentos, escolas, hospitais, entre outros locais.

Há diversas pesquisas que comprovam que o elevador é o meio de transporte mais seguro que já foi projetado. Entretanto, também existem relatos de acidentes ocasionados por falhas no sistema, ou por imprudência dos passageiros.

Não podemos brincar com segurança, certo? Por isso, reunimos informações sobre a manutenção de elevadores que farão toda a diferença.

Continue lendo e entenda o que você precisa sobre como o processo funciona, desde etapas mais simples até as mais complexas:

Tipos de manutenção de elevadores

tipos de manutenção de elevadores

Existem dois tipos de manutenção de elevadores, a corretiva e a preventiva. A corretiva só ocorre quando há um defeito na máquina, que pode ter sido ocasionado por mau uso, manutenção de baixa qualidade ou até mesmo a falta de reparos constantes.

Enquanto a manutenção de elevadores preventiva, é aquela que realiza pequenos ajustes, com o propósito de evitar que a máquina pare de funcionar. Ela deve ser feita de forma periódica, evitando transtornos e acidentes. Isso também traz benefícios econômicos para o condomínio, dispensando gastos extras com o seu transporte vertical.

Segurança é algo muito sério, e vale ressaltar que é obrigatório por lei todo condomínio ter um contrato fechado com uma empresa de manutenção de elevadores.

Fica como obrigação dos gestores emitirem um certificado de Relato de Inspeção Anual (RIA), assinado por um engenheiro que fará uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Fora isso, existe o pagamento da Taxa de Licença de Elevador, tudo em prol do bem-estar dos usuários e de um bom desempenho da máquina.

Benefícios da manutenção de elevadores

Optar por deixar de investir na manutenção de elevadores, geralmente não é nada viável para o condomínio. Isso só traz gastos e dores de cabeça para todos, já que o transporte vertical é necessário na vida de quem precisa utilizá-lo diariamente, como moradores de um apartamento, por exemplo.

Imagine o transtorno que causaria gerir um prédio de 15 andares sem um elevador funcionando. O simples ato de ir ao mercado e trazer alguns itens para casa já seria uma tarefa estressante. Ou então ter que subir um novo adereço do prédio que deveria ser instalado no décimo andar.

Portanto, a manutenção é necessária, e te traz diversos benefícios, como: diminuição de acidentes, redução de custos (já que uma manutenção preventiva é mais barata e simples que uma corretiva), o trajeto é realizado com mais estabilidade, gera tranquilidade ao condomínio e ainda aumenta a vida útil da máquina (outro ponto de economia, pois o elevador dura muito mais tempo).

Conheça nossos serviços de manutenção de elevadores

Cuidados por parte dos usuários com a manutenção de elevadores

Para que o desempenho do elevador seja o melhor possível (inclusive durante um período maior), faz parte da organização do condomínio buscar conscientizar os passageiros diários.

Avise todos da forma que achar mais conivente, deixar lembretes pela cabine do elevador também pode ajudar.

A imprudência por parte dos usuários na hora da viagem, pode acabar resultando em consequências ruins para eles próprios e para o condomínio.

Por isso resolvemos incluir este tópico no texto sobre manutenção de elevadores, fica aqui como dica extra para prevenir acidentes (o que não deixa de ser uma espécie de manutenção) e diminuir quaisquer outros riscos. Confira:

Respeite o limite de carga

Cada máquina possui uma capacidade diferente em relação a carga que suporta. Existem elevadores de diversos modelos, desde cabines simples e pequenas, até as mais luxuosas e grandes. Por isso, antes de concluir um projeto, estude o que se encaixa melhor na sua demanda. Converse com um especialista.

Antes de entrar na cabine, confira a situação

Se as luzes estiverem apagadas, não entre no elevador. Sempre confira se o equipamento está parado de forma correta no andar desejado, caso observe algo estranho, chame a assistência do prédio.

Não impeça o fechamento das portas e aperte um botão por vez

Por se tratar de uma máquina, enviar diversos comandos pode confundir a central e prejudicar o serviço que deve ser feito. Por este motivo, não impeça o fechamento das portas (apenas em casos extremos) e não aperte diversos botões ao mesmo tempo.

Isso vale para apenas um único botão, ficar pressionando o mesmo na intenção de que o trabalho seja realizado mais rápido, além de não adiantar nada, pode danificar o elevador.

Acabe com brincadeiras e atitudes anti-higiênicas

Pular durante o trajeto ou deixar lixo no chão é perigoso para o próprio usuário. Isto porque a máquina não é feita para aguentar trancos inesperados, e quanto a sujeira, ela pode cair no trilho das portas e impedir seu fechamento, por exemplo.

Vale ressaltar que a limpeza realizada regularmente, é importante para a duração dos elevadores. Mas isto o gestor deve se encarregar de providenciar. Uma empresa de assistência pode contar com este serviço, onde são utilizados produtos adequados para não danificar o material.

Peça a colaboração de todos, mostre que com segurança não se brinca.

Modernização de elevadores

modernização, manutenção de elevadores

Chega uma hora que apenas a manutenção de elevadores não é mais suficiente para garantir o desempenho da máquina. Sendo assim, o elevador da alguns sinais de que está na hora de modernizar o equipamento. Alguns deles são:

– As manutenções começam a ficar muito caras;

– A máquina apresenta problemas contínuos;

– Ruídos são constantes;

-Durante a viagem, a cabine balança ou dá algumas sacudidas estranhas;

– Os sistemas de segurança estão desatualizados;

– O espaço entre a cabine e o andar fica desnivelado.

Visto alguns dos sinais que devem ser observados, vejamos alguns benefícios de optar por este serviço:

Para o condomínio, a maior vantagem é o custo-benefício. A modernização diminui custos com a manutenção de elevadores (que continua sendo obrigatória de forma periódica, porém se torna mais em conta). Além da redução de gastos com energia.

Isto faz o equipamento ser mais sustentável, por ser uma máquina otimizada e econômica. Portanto, a modernização do seu elevador conta com uma grande vantagem, que é relacionada ao fator ambiental.

As viagens se tornam mais estáveis e pacíficas, sem barulhos ou balanços estranhos. O equipamento fica mais seguro e ainda valoriza o patrimônio (por se tratar de uma nova tecnologia em seu espaço).

especialistas em manutenção de elevadores

Como escolher uma empresa de manutenção de elevadores

Este pode ser o ponto mais crucial. A escolha da empresa de manutenção de elevadores influencia na qualidade do serviço que você irá receber. Portanto, se relaciona diretamente com a segurança dos que frequentam o condomínio.

Trouxemos algumas informações sobre o que deve ser analisado antes de fechar um contrato:

Desconfie de preços muito baixos

Esta não é a hora de buscar por economia. Não é necessário optar pela marca mais luxuosa do mercado, porém, a empresa deve oferecer uma qualidade no mínimo boa em suas peças e serviços.

Busque por empresas que tem um bom custo-benefício, pois nesta hora o barato pode sair caro.

Muitos gestores de condomínio relatam sua insatisfação com algumas atitudes do mercado, e por diversas vezes tiveram que pagar duas vezes por um único trabalho. Uma vez que optaram pelo preço mais barato e depois foi necessário refazer o que já estava pronto (desembolsando custos ainda maiores para cobrir o equívoco).

Avalie o histórico da empresa de manutenção

Busque estudar tudo o que for preciso sobre a empresa de manutenção de elevadores. Uma empresa séria, que é comprometida com seus clientes, possui todos os certificados de qualificação e permissões necessárias.

Ela precisa ter seus documentos em dia com a Receita Federal e com o Conselho de Engenharia e Agronomia.

Procure cases de sucesso da empresa, e não tenha vergonha de perguntar sobre isto diretamente para o consultor do negócio ou até para clientes antigos da marca.

Fora isso, analise o tempo de atuação da marca no mercado. Quanto de experiência esta empresa possui? Ela tem capacidade para resolver os diversos problemas que podem ocorrer?

Um negócio que já possui maturidade no ramo, é capaz de realizar os serviços de forma mais rápida, pois já conhece bem as etapas do procedimento e já teve tempo de otimizar e aprimorar suas técnicas de trabalho.

Conheça uma empresa de manutenção de elevadores responsável

A Surmonter é uma empresa que realiza a fabricação, modernização e manutenção de elevadores. Atuamos no mercado há mais de 15 anos, sempre com muita responsabilidade e ética. Somos pontuais no que nos comprometemos a fazer.

Prestamos atendimento personalizado, contamos com uma equipe qualificada, que ficará responsável por compreender a sua necessidade e indicar os melhores procedimentos.

Focamos na satisfação de nossos clientes, por isso, estamos sempre inovando em nossos métodos, nos apoiando inteiramente na tecnologia.

Logo, isto nos coloca em destaque no mercado, oferecendo o melhor
custo-benefício e entregando uma qualidade excelente.

Somos o reflexo de uma cultura empresarial baseada em confiabilidade, honestidade e sustentabilidade, que privilegia o estreito relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores.

Somos transparentes em nosso atendimento, fazemos dos nossos clientes verdadeiros parceiros! Construímos relacionamentos tão duradouros quanto nossas obras.

Entre em contato com um de nossos consultores, estamos prontos para te ouvir: https://bit.ly/3bawdyt.

Solicite um orçamento para manutenção de elevadores

(11) 2059-1628
(11) 2548-2169

(Atendimento 24 horas)

vendas@surmonter.com.br

Rua Antônio Ferraciolli, 405 - Jardim Catarina, São Paulo - SP, 03910-070

© SURMONTER FABRICAÇÃO E MANUTENÇÃO DE ELEVADORES - 2019 Todos os direitos reservados

desenvolvido por Public Online