Elevadores de Carga: Como funciona a instalação e a segurança dessas máquinas

Os elevadores de carga, como os demais transportes verticais, vieram para facilitar nossas vidas. Cada um possui uma finalidade e foi pensado para carregar um tipo de material.

Você sabe quais são os tipos de elevadores de carga que existem? Para que servem realmente? Existem benefícios na instalação? Quais são eles?

Estes são equipamentos muito utilizados pela indústria e pelo comércio, num geral. São máquinas grandes, robustas, com alta qualidade, para poder cumprir o trabalho em que ele se dispõe.

Sua fabricação é toda regulamentada pelas normas ABNT, se atentando para garantir o máximo de segurança ao elevador. Muito utilizados em fábricas, armazéns, centros comerciais e outros locais, os elevadores de carga desempenham uma função muito importante em obras, indústrias e estabelecimentos.

Reunimos informações relevantes para você que está pensando em instalar uma máquina do tipo em seu condomínio, ou também para quem apenas está curioso para saber como eles funcionam.

Continue lendo para saber sobre os elevadores de carga:

Para que servem e qual é sua importância?

Antes de partir para uma pesquisa mais aprofundada, vamos trazer uma contextualização do material para você.

Os elevadores de carga são essenciais em diversos momentos, como na construção civil. Imagine grandes construções, prédios enormes que demandam grandes esforços, tendo que realizar o transporte de matérias e funcionários sem a ajuda destes elevadores.

O transporte colabora com a otimização do tempo de trabalho, agilizando as obras e facilitando todos os processos. Isso também conta para processos industriais e grandes comércios.

Nenhuma máquina deve funcionar caso haja qualquer eventualidade no funcionamento, por isso, ao apresentar qualquer sinal fora do convencional, o equipamento deve parar e sofrer manutenções. Não é permitido, segundo as normas de segurança da ABNT, manter uma máquina deste porte, que está apresentando defeitos, em funcionamento.

elevadores de carga, saiba mais

Tipos de elevadores de carga

Os elevadores de carga possuem subdivisões, para que na hora do cliente escolher o material, ele tenha em mente qual tipo de produto irá precisar em sua demanda. Confira:

Elevadores de carga Classe A

Os elevadores de carga de Classe A, podem ser conhecidos também como “elevadores de serviço”.

Este tipo de máquina só pode transportar a carga referente a ¼ de sua capacidade. Isto significa que ele viaja sempre com sua capacidade até 25% do total.

O embarque e desembarque das cargas devem ser feitas manualmente, contudo pode ser utilizada a ajuda de empilhadeiras manuais, ou outros equipamentos do tipo.

Elevadores de carga Classe B

Os elevadores de carga Classe B, são utilizados no transporte de veículos pessoais ou até caminhões. Estes são muito utilizados em estacionamentos, e a sua carga deve ser calculada com base de 150 kg/m².

Elevadores de carga Classe C

Os elevadores de carga Classe C, são aqueles em que o carregamento dos materiais que serão transportados, é feito através de uma empilhadeira motorizada (que não deve exceder 50% da carga nominal do elevador) e a plataforma não deve exceder 150% da carga.

Esta classe de elevadores pode ser dividida em:

Classe C-1: usados para carregamento de caminhões em indústrias, onde o caminhão pode ser movimentado com a carga sem exceder a capacidade do elevador;

Classe C-2: neste caso, o caminhão não pode entrar junto com a carga;

Classe C-3: Carregamento com grande concentração de carga, que são carregados e descarregados com veículos industriais.

O que diferencia este modelo da Classe C-1, é sua capacidade de carregar a empilhadeira junto em seu trajeto.

As portas dos elevadores de carga

Com base na necessidade de seu projeto, as portas dos elevadores de carga podem exigir um certo design propício para sua atuação, veja:

– Portas deslizantes, com abertura na horizontal, automatizadas: este tipo de porta não necessita de ação humana, conferindo praticidade e agilidade na carga e descarga dos materiais.

– Com eixo vertical: estas são muito semelhantes as portas com dobradiças, daquelas convencionais. São instaladas nos pavimentos e não nas cabines, o que além de reduzir o custo com manutenção, oferece conforto, segurança e resistência.

– Porta guilhotina deslizante na vertical (manual ou motorizada): ideais para cargas pesadas. São feitas com materiais grandes e resistentes, com objetivo de minimizar ou evitar os possíveis danos que as cargas possam causar.

– Portas pantográficas (hastes articuladas): mais populares e baratas, mas necessitam de maiores manutenções, pois são mais delicadas do que as outras. Apesar disso, este estilo de porta permite abertura total, facilitando alguns processos.

Características dos elevadores de carga

A principal característica dos elevadores de carga, é justamente serem feitos com o objetivo de carregar objetos grandes e pesados.

São projetados seguindo as rígidas normas da ABNT, garantindo segurança, desempenho e qualidade para quem utiliza. Ou seja, para contratar uma empresa que ficará responsável pela fabricação, instalação e manutenção desse transporte, é preciso muita cautela. Opte pela melhor empresa no ramo!

Algumas características dos elevadores de carga são:

Alta durabilidade;

– Qualidade garantida pela ABNT;

– Suporta cargas pesadas;

– Melhor custo-benefício.

Quais benefícios eles trazem?

Para indústrias, os elevadores de carga facilitam o transporte de materiais, principalmente de obras primas, quando sua estrutura é dividida em dois ou mais andares.

No caso de escritórios, muitas vezes são transportados documentos em grande quantidade, exigindo uma capacidade maior dos transportes verticais.

Para mercados e comércios variados, muitas vezes o estoque é feito em um andar inferior, gerado maior espaço para dispor os produtos na loja.

Para oficinas, estas máquinas são indispensáveis, são chamados elevadores automotivos, responsáveis por suspender os carros.

Em todos os casos, o elevador de carga colabora para melhorias no dia a dia dos empreendimentos, e as vezes até em condomínios de moradia.

O preço dos elevadores de carga

A precificação dos elevadores de carga pode variar muito. Isso porque tudo irá depender de como será seu projeto num geral.

Ou seja, o que será analisado nesta questão, será o tamanho de seu projeto, qual será a classe de seu elevador entre outras variáveis que serão analisadas no ato do orçamento.

Para saber com precisão o custo do seu projeto, entre em contato com a melhor empresa do ramo de transportes verticais: Surmonter!

orçamento elevadores de carga

Como escolher a empresa certa para a produção e manutenção do seu projeto?

Você terá um trabalho em suas mãos, buscar por recomendações e cases de sucesso das empresas. Para escolher a mais correta, é necessário estudar um pouco mais sobre a empresa. Ela deve ser devidamente licenciada e regulamentada.

A Surmonter atua no desenvolvimento de projetos, fornecimento, montagem e manutenção de equipamentos de transporte vertical em todo o território nacional.

Estamos no mercado há mais de 15 anos, e nossa forte presença no mercado é reflexo de uma cultura empresarial baseada em confiabilidade, transparência e sustentabilidade, que privilegia o estreito relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores.

Apostamos sempre em tecnologias otimizadas, atuando com praticidade e agilidade. Depois de todos estes anos de trabalho, desenvolvemos técnicas que são capazes de aperfeiçoarem nosso trabalho.

Prestamos um atendimento 24 horas e personalizado, compreendemos sua necessidade e desenvolvemos a melhor solução para seus elevadores.

Conte com uma empresa responsável e qualificada, que se preocupa com a segurança e bem-estar de seus clientes.

elevadores de carga, venha conhecer

Entre em contato conosco!

(11) 2548-2169
(11) 95588-5567

(Atendimento 24 horas)

vendas@surmonter.com.br

Rua Padre Isidoro, 78 | Vila Nova York | São Paulo - SP | CEP: 03479-020

© SURMONTER FABRICAÇÃO E MANUTENÇÃO DE ELEVADORES - 2019 Todos os direitos reservados

desenvolvido por Public Online