Elevadores de Acessibilidade: conheça as vantagens que ele confere ao seu espaço

Possui um condomínio comercial, ou até mesmo residencial? Já possui elevadores de acessibilidade em seu ambiente?

Bem, estas máquinas além de serem necessárias, agregam muito valor ao patrimônio e a sua empresa, se for o caso.

Entretanto não é apenas em prédios que elevadores de acessibilidade podem ser instalados, há os que ficam dentro de casas ou apartamentos, adaptando o espaço para todos.

Para ficar por dentro dos benefícios e outras informações, trouxemos aqui diversas pautas dentro do tema que valem a pena serem passadas. Se você possui uma empresa, isto ainda se alastra, como falamos, é algo que valoriza sua marca perante ao mercado. Entenda mais:

O que é acessibilidade?

o que é acessibilidade

Acessibilidade é algo que, em seu sentido literal, torna algo acessível. Esta é uma questão muito pontuada, como desenvolver um mundo em que todos tenham o livre direito de ir e vir?

É aí que entra a acessibilidade, que é algo cada vez mais discutido, principalmente no universo da arquitetura e urbanismo.

A construção de rampas nas ruas e implementação de diversos métodos que serão capazes de facilitar muitas vidas, viraram preocupações decorrentes, principalmente dentro de grandes empresas.

Por que investir em elevadores de acessibilidade?

Por que investir em elevadores de acessibilidade?

Em uma pesquisa, levantaram os dados que o Brasil possui em relação a números de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, e chegaram em um número realmente surpreendente: são cerca de 45,6 milhões de pessoal no país.

Em 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que este número equivalia a pelo menos 24% da população, o que é bastante coisa, concorda?

Empresarialmente

Com este resultado, falando no sentido empresarial, praticamente exige medidas de acessibilidade dentro de seus prédios, sendo elevadores de acessibilidade um dos mais importantes.

A Lei de Cotas, nº 8.213, criada em 1991, determina que a empresa que tiver 100 funcionários ou mais é obrigada a preencher o seu quadro com 2% a 5% de deficientes físicos e com mobilidade reduzida.

Portanto, seu espaço deve estar totalmente preparados para receber estas pessoas, seja no dia a dia, na hora de uma entrevista de emprego ou quaisquer outras ocorrencias. Neste caso, é importante entender a norma brasileira ABNT 9050, que retrata todas as devidas medidas para atender este nicho.

Fora toda esta questão de regulamentação empresarial, empresas menores também são indicadas para tornar seus espaços viáveis a todos. Falando comercialmente, sua empresa será muito bem vista, quando se adequar as normas de acessibilidade.

Você atrairá olhares com isto, vindo tanto do seu público quanto de pessoas que se interessarão para fazer parte do seu time.

Implantando elevadores de acessibilidade em seu negócio, você transmite uma mensagem acolhedora, além de mostrar o quanto valoriza a questão humana.

elevadores de acessibilidade, venha conhecer

No sentido patrimonial (residencial)

Agora, saindo do mundo dos negócios, quando se trata de uma casa ou apartamento, os elevadores de acessibilidade agregam o mesmo tipo de valor.

Se você tem um prédio residencial, ele ganhará muito mais valor e será bem visto aos olhos do mercado literalmente despertando um desejo nas pessoas de fazer parte daquilo.

E ainda, se estamos falando de uma casa, funciona da mesma forma, você terá praticidade para se locomover e ainda estará valorizando muito seu patrimônio.

As diferenciações para os elevadores de acessibilidade

As diferenciações para os elevadores de acessibilidade

Seguindo as normas ABNT, os elevadores de acessibilidade possuem características especificas e singulares para causar esta adaptabilidade ao espaço. Reunimos alguns pontos para sua melhor informação:

– Para os cadeirantes terem autonomia para entrar e sair, sem precisarem da ajuda de outras pessoas, as portas dos elevadores de acessibilidade devem ter uma largura mínima de 0,8 metro;

– Para ter tranquilidade no hora de entrar e sair, causando maior segurança, os elevadores de acessibilidade contam com um tempo de parada extra, ou seja, suas portas levam um tempo maior para abrirem e fecharem;

– Dentro da cabine, são instalados 3 corrimões, um em cada canto interno. Devem ter aproximadamente, uma altura equivalente a 0,87 metro, oferecendo segurança para cadeirantes e dando suporte para pessoas que possuem alguma dificuldade motora, ou que se sentem desequilibrados durante a viagem;

– Em relação ao painel de botoeiras, há também uma posição estratégica para seu funcionamento, fazendo com que cadeirantes possuam acesso a todos os botões. Quando a abertura das portas dos elevadores de acessibilidade é central, o painel fica posicionado na parede lateral da cabine do lado direito. Quando este movimento for lateral, o painel é instalado do lado em que a porta fecha;

orçamento

– O espelho no painel do fundo é essencial para a segurança e maior conforto das pessoas que irão utilizar esta máquina. Ele ajuda os cadeirantes a se locomoverem com maior facilidade;

– Linguagens universais também completam o projeto. O Braille traz autonomia aos deficientes visuais, e a linguagem nos painéis facilitam o processo;

– É importante sinalizar a descida e subida com tons diferenciados, para que deficientes visuais saibam para onde o transporte vertical está se deslocando;

– Para pessoas com deficiência auditiva, os elevadores de acessibilidade devem notificar visualmente se a máquina está subindo ou descendo;

– Para evitar acidentes, quedas e outros riscos, o piso deve ser antiderrapante, para acomodar melhor cadeirantes, pessoas que utilizam bengalas ou muletas;

– O espaço interno da cabine deve ser pensado para comportar as cadeiras de roda. Com isso, deve-se contar com espaço suficiente para o passageiro girar suas rodas tranquilamente.

O que os elevadores de acessibilidade representam em sua empresa ou patrimônio?

O que os elevadores de acessibilidade representam em sua empresa ou patrimônio?

Desenvolver um projeto de acessibilidade em seu condomínio, é capaz de fortalecer o vínculo entre o espaço e o mercado, ou até mesmo com o seu público.

Mostra que seu espaço está preparado para acolher as mais diversas personalidades, e além disso, valoriza o patrimônio como um todo.

Elevadores comuns e mais modernos já são capazes de transmitir uma mensagem ao seu hall, e quando se trata de elevadores de acessibilidade modernos, a percepção sobre o ambiente apenas melhora.

Por isso, esta melhoria representa respeito, inclusão e empatia, mostrando que seu patrimônio é para todos!

A melhor empresa no ramo

Para que tudo seja possível e seu projeto saia como você espera, a escolha da empresa que desenvolverá o trabalho para você é muito importante.

Por isso opte por uma empresa firme em suas palavras, que é responsável e que presta assistência ágil assim que necessário.

A SURMONTER ELEVADORES atua no desenvolvimento de projetos, fornecimento, montagem e manutenção de equipamentos de transporte vertical em todo o território nacional. Era o início da história de uma empresa que ao longo dos anos não executou apenas obras, mas realizou uma análise crítica de seus projetos, pautando suas atuações pelo alto desempenho desde a etapa de atendimento ao cliente com orientação das necessidades até a montagem final dos equipamentos.

Venha nos conhecer!

saiba mais

(11) 2548-2169
(11) 95588-5567

(Atendimento 24 horas)

vendas@surmonter.com.br

Rua Padre Isidoro, 78 | Vila Nova York | São Paulo - SP | CEP: 03479-020

© SURMONTER FABRICAÇÃO E MANUTENÇÃO DE ELEVADORES - 2019 Todos os direitos reservados

desenvolvido por Public Online