Carga máxima dos elevadores: por que devemos respeitar?

No ano passado, um elevador projetado para carregar quatro pessoas despencou na cidade de Blumenau (SC). O veículo transportava sete passageiros. Esse acidente é um exemplo do que acontece quando as pessoas não respeitam a carga máxima dos elevadores. 

Existe um aviso que informa qual é a capacidade máxima de pessoas disponíveis no elevador. Ela pode indicar o número máximo de passageiros ou peso suportado. 

Em regra geral, os fabricantes definem que cada usuário de um elevador pesa, em média, 75 quilos. Isso quer dizer que um veículo projetado para levar quatro pessoas, deverá carregar no máximo 300 kg. 

Gastos com manutenção

Quando os usuários têm o hábito de desrespeitarem essa indicação de limite, eles sobrecarregam o elevador. Isso faz com que as peças do equipamento se desgastem com mais rapidez, fazendo com que, em alguns casos, as manutenções periódicas não sejam suficientes. 

Por isso, se o seu condomínio está gastando muito com a manutenção dos seus veículos, vale a pena verificar se os moradores estão respeitando a indicação de carga máxima dos elevadores. 

Risco de acidentes

Como mencionamos no começo deste artigo, o excesso de peso é uma condição que pode colocar em risco a segurança de todos os usuários. É verdade que o elevador é um equipamento bastante seguro, sendo considerado o veículo de transporte mais confiável que existe. 

Todavia, o mau uso e a imprudência das pessoas coloca toda essa tecnologia em risco, afinal de contas, ela foi projetada para atender um cenário de uso. 

Momentos de medo

Por fim, podemos dizer que os usuários dos elevadores evitarão momentos de susto se respeitarem as instruções de uso. Ninguém quer ficar parado, aguardando o equipamento voltar a funcionar porque ele travou devido ao sobrepeso. 

Já existem no mercado elevadores que contam com uma balança embutida. Isso evita que o elevador funcione quando ele está carregando mais peso do que o indicado. Contudo, essa é uma tecnologia que ainda está ganhando espaço no mercado. 

Como vimos, respeitar a carga máxima dos elevadores é fundamental para garantir a segurança e durabilidade desse equipamento tão importante para o dia a dia de todos. 

Gostou deste artigo? Então, curta nossa página no Facebook para não perder outras dicas. 

(11) 2059-1628
(11) 2548-2169

(Atendimento 24 horas)

vendas@surmonter.com.br

Rua Antônio Ferraciolli, 405 - Jardim Catarina, São Paulo - SP, 03910-070

© SURMONTER FABRICAÇÃO E MANUTENÇÃO DE ELEVADORES - 2019 Todos os direitos reservados

desenvolvido por Public Online