
Se o seu elevador parou de funcionar, não se preocupe. Apesar de essa ser uma situação amedrontadora, ela oferece poucos riscos à sua segurança — desde que você respeite algumas regrinhas básicas.
Então, se você quer estar preparado para lidar com esse tipo de situação, leia este artigo com atenção. Vamos lá?
1. COMUNIQUE QUE O ELEVADOR PAROU DE FUNCIONAR
Após notar o problema, use o interfone para avisar ao zelador ou porteiro de que você está preso. Assim, esse profissional poderá seguir os procedimentos necessários.
Caso o seu condomínio não tenha porteiro e você estiver com o seu celular, telefone para a empresa responsável pela manutenção. Essas informações estão disponíveis na cabine, próximas aos botões.
2. RESPEITE A AUTORIDADE DOS FUNCIONÁRIOS
Feita a comunicação da falha, só resta ao passageiro esperar para que a equipe responsável faça a manutenção. Não adianta ficar pressionando os funcionários do condomínio. Nada disso fará com que o elevador volte a funcionar.
Em hipótese alguma obrigue esses funcionários a tentarem abrir a porta do veículo. Nem você deve fazer isso. Essa atitude imprudente pode causar graves acidentes, pois você não sabe a causa da falha — e o elevador pode voltar a funcionar a qualquer momento.
Os bombeiros também podem resgatá-lo do elevador, mas lembre-se de que esse tipo de atendimento é realizado rapidamente pelas empresas de manutenção. Elas têm equipes 24 horas por dia, sete dias por semana de plantão.
3. USE O BOTÃO DE ALARME
Se você não tem um celular e não há nenhum funcionário para socorrê-lo, usar o botão de alarme pode ser uma saída. Nesse caso, os seus vizinhos, incluindo o síndico, saberão que o equipamento teve um problema e poderão ajudá-lo.
4. MANTENHA A CALMA SE O ELEVADOR PAROU DE FUNCIONAR
O elevador é considerado o sistema de transporte mais seguro que existe. Existem muitos dispositivos de segurança que protegerão a sua integridade física, ainda que ele esteja parado.
Por isso, distraia a sua cabeça conversando com quem está junto a você, tente descansar, evitando criar um clima de pânico que assuste a você mesmo e aos outros passageiros.
Como vimos, se o elevador parou existem procedimentos que devem ser seguidos. O primeiro deles é a comunicação imediata aos funcionários do prédio. Não deixe de nos contatar caso esteja enfrentando problemas em seu elevador, podemos te ajudar!