
Não sabe muito bem como e quando realizar a manutenção de seu elevador? Por lei, é obrigatório os condomínios contratarem um suporte para manutenção especializado. É importante avaliar bem o custo-benefício dos contratos de elevadores, de modo que eles realmente prestem serviços úteis, adequados a realidade e às necessidades do condomínio. Assim, é possível desembolsar menos custos.
O QUE É PRECISO SABER SOBRE OS ELEVADORES
Primeiramente deve-se ficar atento aos tipos de assistência que existem, tem assistências que incluem peças e alguns tipos de serviços, fique atento para contratar o que melhor se encaixa e ter sempre à mão uma manutenção de qualidade. Lembrando que é sempre bom escolher uma assistência especializada na marca do seu elevador.
Os elevadores são máquinas complexas, precisam de manutenção preventiva, geralmente mensais, para garantir o bom funcionamento. Pequenos ajustes sempre são necessários, além de se certificar que está tudo saindo como o esperado. Fique atento a limpeza da sua máquina, pois ela pode prejudicar o desempenho e vida útil dela.
É necessário também realizar a modernização dos elevadores a cada um ano, mais ou menos. Fazendo isso você também economiza com possíveis danos maiores.
SINAIS DE NECESSIDADE DE MANUTENÇÃO
Seu elevador te dá sinais de que algo está errado, é bom se atentar aos sinais pois eles podem indicar a necessidade de uma manutenção quanto mais rápida possível, ou a má realização das manutenções já feitas.
Trepidação da cabina;
Nivelamento inadequado entre cabina e pavimento, formando um degrau;
Paradas repentinas;
Alteração de velocidade da cabina;
Desembarques abruptos;
Falhas ao abrir e fechar a porta;
Ruídos anormais;
Mau funcionamento do painel de acionamento.
Tais problemas indicam o desgaste de parte da estrutura do equipamento ou um erro de programação do elevador.
Assim, para a segurança dos usuários, não prolongue os prazos entre uma visita do técnico e outra. Não compensa financeiramente e pode pôr em risco várias vidas.